Os cuidados com a pele do rosto devem ser específicos para manter uma aparência saudável. Isso vai depender do equilíbrio da pele, ou seja, quantidade de água + lipídios (manto hidrolipídico). Então, quero te dizer que sim, nossa pele precisa de um pouco de óleo para se manter saudável. Com esse equilíbrio a função da barreira cutânea fica perfeita e sua aparência também! =)

A integridade dessa barreira protege a pele contra a perda excessiva de água, bem como, impede a entrada de substâncias nocivas como agentes irritantes, alérgenos e microrganismos.

Passos dos cuidados com a pele do rosto

1º) Higienização

Precisamos remover resíduos e sujeiras sem alterar a barreira cutânea e o pH da pele. Para isso, precisamos utilizar sabonetes específicos para o rosto e que tenham o pH levemente ácido (de 5 até 6), já que o pH normal da pele íntegra é levemente ácido.

Os sabonetes convencionais têm o pH alcalino, o que destrói a camada lipídica da pele e eleva o seu pH, fazendo com que a barreira cutânea se rompa, desestruturando todo o mecanismo de proteção da pele. Como consequência, a pele ficará ressecada e irritada. Fique atenta aos termos de sabonetes com “pH neutro”, “pH balanceado”, pois geralmente eles apresentam pH acima do ideal.

A minha dica é usar sabonetes com tecnologia syndets. Aí você me pergunta: o que é isso, Adriana? Eu te explico! =)

Essa palavra vem do inglês, synthetic detergents, e tem como característica ter a ação desengordurante mais suave, é eficaz na eliminação de sujeira e bactérias e tem o pH levemente ácido, o que não alcaliniza a superfície da pele! Dessa forma, a pele não resseca e permanece hidratada.

Exemplos de sabonetes syndets:

2º) Hidratação

Após higienizar é necessário hidratar! Nesse passo devemos, repor a quantidade de água e restaurar a barreira lipídica da pele, por isso, todos os tipos de pele, incluindo as oleosas, necessitam de hidratação. Aqui o vai diferenciar será o veículo do cosmético.

Sendo assim, precisamos escolher um veículo adequado para o seu tipo de pele – oleosa, sensível, normal ou mista. Conheça alguns:

  • cremes: indicados para peles normais secas e maduras
  • cristais líquidos: indicados para peles secas, maduras e sensíveis
  • manteigas: indicadas para peles extremamente ressecadas e maduras.
  • gel: indicado para pele oleosa e acneicas
  • gel-creme: indicado para peles oleosas, mistas e acneicas
  • séruns: indicados para todos os tipos de pele

3º) Proteção solar

Em terceiro lugar, para finalizar os cuidados, aplique o protetor solar mais adequado para o seu tipo de pele.

Além desses cuidados com a pele do rosto, podemos incrementar com tratamentos específicos para você, então entre em contato e marque sua consulta!