Fazer máscara facial em casa no período de quarentena pode te ajudar a deixar a pele mais saudável! Por isso, estou aqui para te dar algumas dicas de máscaras de argila. Eu escolhi especificamente estas, pois temos vários benefícios através de propriedades naturais, o que não vão afetar a sua saúde! =)

A argila tem uma ampla concentração de minerais que quando em contato com a pele, traz mudanças visíveis como brilho, maciez e coloração da pele! Você sabia disso? É importante dizer também que os benefícios dependem da pureza da argila e tamanho das partículas. Por isso, atente-se à qualidade do produto, nem tudo que está descrito como argila realmente é!

Ação da máscara facial

Precisamos determinar qual argila usar, pois cada cor tem uma ação na pele. Porém, as ações da argila são basicamente: antisséptica, desintoxicante, mineralizante, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante. Para determinar qual é a melhor para você é necessário fazer a avaliação correta por uma profissional habilitada! Nesse quesito, ficamos à disposição! =)

Vale dizer que o uso da argila não possui contraindicação, mas é recomendado usar com moderação, pois ela possui ação esfoliante, e este efeito quando usado em excesso, pode causar inflamação e manchas.

Conhecendo os benefícios de cada argila

  • Amarela: ela tem ação antioxidante, hidratante, purificante e nutritiva, com isso, é indicada para melhorar rugas, melasma e rosácea.
  • Rosa: tem ação calmante, antioxidante, detoxificante, relaxante e cicatrizante, por isso é indicada para peles sensíveis, desidratada e com rugas.
  • Branca: ela tem ação descongestionante, hidratante, cicatrizante, revitalizante e tem efeito tensor, sendo assim, é indicada para melhorar rugas e peles com acne.
  • Verde: ela tem a capacidade de controlar a oleosidade, tem ação adstringente e detoxificante, por isso é indicada para peles oleosas e acneicas.
  • Preta: ela tem ação antisséptica, anti-inflamatória, descongestionante, adstringente, nutritiva e cicatrizante, com isso, ela é indicada pele com acne e envelhecidas.
  • Dourada: ela tem ação calmante, purificante, adstringente e remineralizante, por isso tem efeito rejuvenescedor.

Aqui na clínica eu utilizo argilas da Terramater, pois são 100% naturais, 0% de conservantes e 0% de corantes (isso é muito importante porque a cor da argila determina a ação, e se for o corante que está determinando a cor teremos uma ação divergente, concorda?)! Compro todas no site Use Orgânico!

Como devo aplicar?

O primeiro passo é higienizar a pele, para a retirada das sujidades, com um sabonete específico para o seu tipo de pele. O segundo passo é fazer uma esfoliação para retirar o excesso de células mortas. Após a esfoliação, você deve preparar a mistura da argila em pó misturada com água purificada até obter uma pasta! Cuidado para não ficar muito líquida. Depois disso, aplique sobre o rosto e deixe agir até a argila secar, isso pode durar de 10 a 20 minutos. Em seguida, umedeça a argila e remova o excesso com a ajuda de um algodão. O restante retire com água fria corrente. Para finalizar, use um hidratante e protetor solar.

Para saber mais sobre cuidados com a pele do rosto, clique aqui!

Quem se ama, se cuida! =)